
Você sabia que a Mammoth Cave, no Kentucky, é a maior caverna do mundo, tendo 560 km mapeados?

O Parque Nacional de Mammoth Cave, nos Estados Unidos, possui a maior e mais intricada rede de cavernas, grutas e túneis naturais do mundo, exemplos característicos de formações à base de rochas sedimentares.
O parque abriga em sua rede subterrânea uma flora e fauna variada, além de grande quantidade de fósseis, inclusive várias espécies em extinção.



É um dos menos conhecidos parques nacionais americanos, uma jóia discreta abrigada nas colinas gentis do centro do Kentucky.
É longe da luz que o parque realmente brilha. O subsolo abriga cerca de 590 km de túneis e câmaras que formam cinco níveis distintos de caverna, gerados pela queda gradativa do nível de água ao longo de milhões de anos. E os exploradores de cavernas continuam a avançar no desconhecido, aqui, acrescentando 2 ou 3 km de túneis a cada ano aos mapas do subsolo.


Um acidente da geologia preservou essas cavernas. A maior parte do parque Mammoth está recoberta por uma camada de rocha que impede a penetração de água da superfície. Por isso a erosão não destruiu as cavernas, e elas estão quase secas hoje. Mas, também lhes faltam quase todos os traços fantasiosos, tais como estalactites e estalagmites, que costumam se formar quando a água penetra a pedra calcária por milhões de anos.















0 comentários:
Postar um comentário